8.9.08

Pioneiros do Vale-Tudo e Jiu-Jítsu em Natal. (Texto)

Mais uma página da história de Natal ...

Foto: O lutador Aderbal Bezerra.
.
No nosso ''torpedo'' 037, falamos das Lutas de Jiu-Jítsu e Vale-Tudo nos fins dos anos 50 e início dos anos 60. Omiti o nome de um lutador, seridoense de Serra Negra do Norte: Aderbal Bezerra. Sua filha, Aderleth enviou uma mensagem, muito interessante sobre os pioneiros do Vale-Tudo e Jiu-Jítsu na nossa cidade.
Fatos como este coroam o sucesso do Natal de Ontem, resgastando informações que poderiam se perder. Obrigado Arderleth.

Manoel Cavalcanti Neto
.
.

"Manoel Neto,

Fiquei muito feliz quando vi no Diário de Natal de hoje, 7 de setembro de 2008, a reportagem da criação do blog "nataldeontem".
No quadro quem não lembra... Uma referência as lutas de Bernardão, Takeo Yano, Waldemar Santana, e tantos outros que animaram a cidade de Natal, principalmente, nos fins da década de 50 e início dos anos 60.
"Época de ouro", como é referida por alguns desses saudosos lutadores!
Quero aqui registrar a atuação de mais um desses lutadores, quem não lembra... De Aderbal Bezerra que também integrava essa trupe de lutadores que tanto agitou as noites natalenses!
Sou filha dele, e quero aqui deixar registrado o começo dessas lutas, que se deram em Natal, principalmente, no final da década de 50. Takeo Yano foi um grande ícone dessa época, foi quem trouxe o jiu-jítsu para o RN, quando ele aqui chegou as lutas já aconteciam, não se sabe ao certo mais provavelmente chegaram por aqui pelos lutadores da Marinha do Brasil, e dois deles foram Aderbal e Bernardão, tem registro de grandes combates nos arquivos do jornal A República, Diário de Natal e A Tribuna. Vendo esses registros, pesquisando e fazendo entrevistas com pessoas da época, foi que pude sentir a emoção que despertavam essas lutas aqui em Natal.
Waldemar Santana, Pinheirão, Euclides da Cunha, Bernardão, Aderbal, Ivan Gomes, Touro Novo, Takeo Yano, e tantos outros, foram importantes ídolos desse esporte tão agressivo e fascinante para o público, era um misto de esporte e agressividade que despertava delírio no público.
Eram homens de estatura e porte físico que fascinavam pela força e coragem, diferentes para sua época.
Aderbal ( meu pai) deixou um acervo fotográfico de mais de 150 fotos, as quais estão sob minha responsabilidade, e na cidade de Serra Negra do Norte na Casa de Cultura existe uma mostra fotográfica de 70 fotos dessas lutas, a cidade ganhou este acervo por ser a cidade natal de Aderbal.
Mando algumas dessas fotos para que você publique em seu blog.
Abraços. Aderleth Bezerra de Araújo"

3 comentários:

Fred disse...

Excelente iniciativa desse Blog. Pretendo também colaborar.

Interessantíssimo texto sobre as lutas no Ginásio Sílvio Pedroza até início dos anos 60.

Gostaria,se possível, de obter o e-mail da filha do Aderbal para obter alguns detalhes.

Adauto disse...

Meu nome é Adauto Domingues dos Santos, fui praticante de jiu-jitsu pela academia Gavião de Belo Horizonte, Minas Gerais.É com prazer que digo que um dos mestres do fundador fui o mestre Takeo Yano que além de tudo formou outros discipulos em vários estados do Brasil, São Paulo, Pará, etc..., e que ele teria vindo para o Brasil a convite do governo Vargas para treinar a Marinha (não recordo que tipo de treino), mas com a entrada do Brasil a favor dos Aliados, e contra o Eixo(Japão, Alemanhâ e Itália)ficando desempregado e não como voltar para casa passou a peregrinar pelo pais ensinando jui-jitsu. Há o nome do meu mestre e José Adilson Ferreira que com o mestre yano foi um dos fundadores da Federação Mineira de Jiu-jitsu. Qualquer contato meu e-mail é adautods@gmail.com

Unknown disse...

muito bom este comentario e eu vou alem não se poderia falar em vale tudo e jiu jitsu em natal sem falar no grande mestre ronaldo leão que foi e é até os tempos de hoje o maior mestre de artes macias do rio grande do norte