2.10.08

A Feira do Alecrim e o Grande Ponto. (Texto)

Mais uma página da história de Natal...

FEIRA DO ALECRIM - Antes da administração do Prefeito Gentil Ferreira de Souza, a Feira do Alecrim funcionava na praça que tem hoje o nome dele.
Naquela época era chamada a Feira da Mangueira; havia ali uma imensa e antiga mangueira e as barracas se arrumavama a sombra daquela árvore.
Posteriormente o Prefeito Gentil Ferreira, justificando que era para urbanizar a praça, transferiu a feira para a Av. Pres. Quaresma ( Av. 1) onde permanece até hoje.
.
GRANDE PONTO - Esse era o nome dado, possivelmente pela CFLNB (Companhia Força e Luz do Nordeste do Brasil,), empresa anterior a Cosern. Essa empresa tinha também a concessão do transporte urbano feito com Bondes Elétricos.
No Grande Ponto cruzavam-se as linhas do bonde que vinha de Lagoa Seca e Alecrim com destino ao Cais do Porto, com as linhas que vinham da Ribeira com destino a Petropolis e Tirol.
A CFLNB mantinha um escritório quase na esquina da Rio Branco com a João Pessoa que era chamado a Sala do Tráfego. Ali as pessoas que esperavam o bonde de sua linha dispunha de uma sala ampla, bem cuidada com poltronas e um relógio de parede tipo carrilhão fornecendo a hora certa. Era tudo muito bem cuidado como mandava o estilo da época.
(PERY Lamartine)
.

Um comentário:

Anônimo disse...

A feira do alecrim antes de ir para a avenida 1, passou vários anos na avenida 9, entre as avenidas 1 e 2.