22.10.08

A Ribeira

Foto: Panorâmica do Rio Potengi com navios ancorados.


Natal cresceu muito lentamente, vindo a se desenvolver a partir de 1922, sendo os seus primeiros bairros Ribeira e Cidade Alta.
Encontramos vários e importantes patrimônios que estão localizados no bairro da Ribeira, onde alguns foram tombados e outros deteriorados esperando uma iniciativa do governo para sua restauração e preservação.
Patrimônio material tem em vista também os móveis, objetos classificados como bens de relevância para a cultura de um povo, de uma região ou mesmo da humanidade, entre os Patrimônios visitados e propagados, notamos que esses guardam um espetáculo da nossa história passada.
O bairro vem se desenvolvendo ao longo do tempo, mas não descartando que há muito a melhorar, com relação a análise bioclimática do bairro da Ribeira. Foi desenvolvido em primeiro momento através da caracterização da área.
Na ribeira, destaca-se o fato de que, de forma maciça, a ocupação somente ocorreu no século XX, e em especial com as obras de reforma do porto da cidade, inserida no bairro (1905). Esta obra, além de impulsionar o comércio local - por representar relação direta com os mercados estrangeiros – estimulou o povoamento da Ribeira, por abranger toda cidade do Natal com os reflexos da modernidade. Podemos aflorar neste texto, alguns dos Patrimônios da nossa velha e nova Ribeira.
Destacamos o atual Teatro Alberto Maranhão, inicialmente Teatro Carlos Gomes, que teve a sua construção iniciada me 1818 e concluída em 1904. Sua arquitetura neoclássica encontra-se totalmente restaurada. Localizado na Praça Augusto Severo no bairro da Ribeira.
A Rua Chile, outrora, Rua da Alfândega, era uma das principais ruas do bairro da Ribeira, no início do século XIX.
A partir de 1850, são construídos prédios de pedra e cal, na sua maioria armazém destinados ao recebimento de algodão, açúcar, tatajuba e peixe seco, entre outros produtos.
Nesse bairro concentra casas e prédios, que possui valor histórico e característica arquitetônica, constituem, atualmente, a zona da preservação histórica. Nela encontra-se o prédio onde funcionou o Palácio do Governo- 1869 e 1902, e que hospedou o conde D’ Eau, Consorte da princesa Isabel, construído em estilo neoclássico, era o sobrado mais alto da época, em edificação e em três pavimentos.
Ali, também, encontra-se a casa que Câmara Cascudo morou e a que pertenceu ao poeta Ferreira Itajubá. Atualmente abriga várias atrações ligadas à cultura, como: musica e teatro.
O Solar Bela Vista, construído com uma concepção arquitetônica do início do século XX, atualmente funciona como Centro da Cultura e lazer do Sesi/Senai. Conta com exposição permanente e também é palco para diversas manifestações artísticas.
A Capitania das Artes, antiga Capitania dos Portos, o prédio foi construído no século passado e atualmente funciona como centro cultural. O projeto da capitania foi totalmente concretizado no ano de 1992. Nesse local são realizadas grandes exposições de pintura, esculturas dos artistas norte-riograndenses.
A Ribeira guarda edificações antigas, que resiste às transformações do homem. Há novas construções que tentam revitalizar e resgatar pedaços importantes da cultura natalense.
(Por Eliene Rodrigues Costa, Maria Juvaneide da Silva e Simone de França Galdino).

.

Nenhum comentário: