26.11.08

Faróis de Natal


Desde o ano de 1858, Natal, contava com a presença do Farol Reis Magos, situado dentro do forte homônimo, à margem do rio Potengi.
Era um farol de médio porte, com precários recursos de visibilidade e alcance luminoso precários, que merecia ser substituído desde o início da década de 1940, com o advento da Segunda Guerra Mundial. Paralelamente, a cidade se expandia, aumentando também as exportações de açúcar, algodão e sal.
No ano de 1948, a Diretoria de Hidrografia e Navegação aprovou a edificação de um novo farol. O local escolhido foi uma área cedida pela Prefeitura no bairro de "Mãe Luíza".
Durou cerca de dois anos a construção da torre de alvenaria do Farol Natal, cujo nome definitivo, escolhido pela população, ficou como Farol de Mãe Luíza. A sua lanterna, confeccionada pela Oficina de Faróis da Diretoria de Navegação, possui uma seção horizontal, com a forma de um polígono de 18 lados, inscrita em um círculo com 2,60 metros de diâmetro.
O farol, por sua vez, possui um aparelho lenticular da Barbier, Bernard & Turènne, com 375 mm de diâmetro focal e uma fonte luminosa de 1.000W que permanecem instalados até o presente. Pela complexidade e qualidade dos seus equipamentos, o farol necessita de cuidados permanentes por parte de uma equipe técnica especializada e o seu facho tem um alcance de 44 km, em caso de falta de energia o sistema alternativo de gás, operado manualmente, entra em funcionamento.
Quando o Farol de Mãe Luíza foi inaugurado em 1951, concomitantemente, foi desativada a luz do Farol Reis Magos, depois de ter prestado quase um século de bons serviços à segurança dos navegadores.
Localizado no bairro de Mãe Luiza, próximo à praia de Areia Preta e no alto das dunas, o farol marítimo, que recebe o mesmo nome da velha parteira que também deu nome ao bairro, possui uma torre de 37 metros de altura, 87 metros em relação ao nível do mar, com 151 degraus em uma escada helicoidal. A recompensa pelo esforço da subida é uma das mais belas e imponentes vistas da cidade e praias vizinhas, desde o Morro do Careca, ao sul, ao Morro de Jenipabu, ao norte, além da Ponte Forte-Redinha. Durante muitos anos foi pintado em losangos alvinegros, hoje a sua pintura é toda branca. O farol é administrado pela Capitania dos Portos e sempre está aberto a visitas pelo público.
..

Nenhum comentário: