15.1.09

Escola de Pharmácia e Odontologia de Natal

A lei nº 570, sancionada em 1º de dezembro de 1923, criou o Curso de Odontologia, anexo à Escola de Farmácia, que passou a se chamar Escola de Pharmácia e Odontologia de Natal.
No entanto, o Curso de Odontologia não chegou a ser iniciado. A primeira turma de farmacêuticos, com apenas dois alunos, concluiu o curso em 1925, e a Escola de Pharmácia e Odontologia encerrou suas atividades.
O Interventor Federal General Orestes da Rocha, através do Decreto-Lei nº 682, de 03 de dezembro de 1947, criou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Natal.
Em dezembro de 1948, pelo Decreto-Lei nº 25.973, a Faculdade foi autorizada a funcionar, tendo iniciado suas aulas em 1º de março de 1949, no prédio do antigo Atheneu Norte-Rio-Grandense, sendo o seu primeiro Diretor o Médico Oftalmologista Dr. Adolpho Ramires. O curso funcionava no período noturno e a primeira turma, constituída de 14 alunos, formou-se em 1951.
Posteriormente, assumiu a direção, em 1952, o Cirurgião-Dentista Professor José Cavalcanti Melo, que durante 12 anos a dirigiu com amor e dedicação. Todo esse trabalho era compartilhado com seus corpos docente e funcional.
Numa iniciativa arrojada e desafiadora, foi reformado o velho Atheneu e ali começou a funcionar a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Natal, com melhores condições de trabalho e ensino.
Algum tempo transcorreu no cronômetro da eternidade e alguns anos se escoaram na voragem do tempo. Atualmente, o Curso de Odontologia da UFRN funciona na Avenida Salgado Filho, com os turnos matutino, vespertino e noturno.
A grade curricular do Curso de Odontologia sofreu modificações com o objetivo de ser inserida no Projeto Político Pedagógico (PPP) do MEC, visando à formação de generalistas, com a finalidade de atender o Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao longo de sua história, o nosso Curso figura entre os melhores do país. No “Provão” do MEC, obteve o conceito “A”.
No ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avaliou 3.239 cursos superiores do Brasil, em novembro de 207, apenas 25 alcançaram nota máxima 5, sendo 8 de Instituições Estaduais e 17 de Universidades Federais. Dentre os aprovados, está o Curso de Odontologia da UFRN, eleito o 5º melhor curso do país e 1º lugar na área de Odontologia.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, além dos 3.259 cursos, de 753 instituições do país, foram convocados 145.380 ingressantes, 112.962 concluintes e 1.365 voluntários.O ENADE é uma avaliação feita anualmente pelo MEC com os alunos que são selecionados através de uma amostragem feita pelo INEP.
A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES) e visa avaliar a qualidade dos Cursos de Graduação.
Atualmente, temos 45 professores, sendo 30 com Doutorado, 14 com Mestrado e 01 Especialista. Essa conquista deve ser creditada aos que fizeram e fazem o Curso e o Departamento de Odontologia com competência, denodo e dedicação.
Lenilson Carvalho (Cirurgião-Dentista)
.

Nenhum comentário: