25.11.09

Natal Ontem e Hoje




“Os meus olhos ainda não viram nada mais encantador que o nosso Potengi, descendo para o mar, nas horas de vazante, sereno e calmo, conduzindo nas águas mansas uma porção de barcos leves, que vão e vem, que aparecem e desaparecem nas curvas dos rios, dando a perspectiva, uns tons suaves de mágica, de tela polycroma...” (Henrique Castriciano)

As ruas de Natal foram se consolidando de forma constituir uma trama viária típica de cidade colonial, com ruas estreitas, casas pequenas construídas sobre alinhamentos frontais e laterais dos lotes, sem qualquer separação entre o espaço privado e o público, e as calçadas como espaço das atividades de convivência e confraternização de vizinhança.” (Giovana Paiva de Oliveira)

“A construção da Praça Sete de Setembro, em 1914, desfigurou-a para sempre, derribando uma metade da rua. O parque do Palácio demoliu outro trecho. Hoje a Rua da Conceição possui apenas uma fila de edifícios, e está reduzida a um pequenino número, contados da esquina do Palácio do Governo até a Praça João Maria, antiga Praça da Alegria. A Rua da Conceição, entretanto, teve história sugestiva e colorida”. (Luís da Câmara Cascudo)


Fotos Superiores: Atual Pça. André de Albuquerque, Pça. João Tibúcio e vista do Potengi;
Fotos do Meio: Rua da Conceilção e Esquina da antiga Pça. da Alegria atual Pçc. Pe. João Maria
Fotos Iinferiores: Rua da Conceição e Palacio Potengi.
Fonte:Semurb

Nenhum comentário: