11.10.08

O Atheneu Norte-Riograndense (Texto)

Foto: 2ª Sede do Atheneu Norte-Riograndense.

No final de cada ano, o Atheneu realizava o chamado “Exame de Admissão” para quem ia fazer o curso Ginasial (5 anos). Os aprovados com idade igual ou superior a 11 anos poderiam ser matriculados.
O colégio funcionava na Av. Junqueira Ayres, por trás da Prefeitura e ao lado de uma Igreja Protestante. Um prédio antigo com uma balaustrada na frente, paredes grossas, sem um estilo definido. O acesso levava a uma área descoberta no centro do prédio e as salas se posicionavam ao redor dessa área. Todas as salas tinham ‘’janelões’’ para fora tornando o ambiente bem ventilado.
Na minha passagem por lá (1938/39) o colegiado de Diretores e Professores era composto das seguintes pessoas, se não me falta a memória: Diretor: Celestino Pimentel, Secretário: Sérgio Santiago, Encarregado da Portaria: Sr. Emídio, Bedel: Sr. Macedo, Zelador: Sr. Rabelo. Os Professores eram: Monsenhor Mata, Cônego Luiz Wandeley, Clementino Câmara, Edgar Barbosa, Hostílio Dantas, Álvaro Navarro, Vércio Barreto, Maestro Waldemar de Almeida, Dr. Demétrio Viveiros, Dr. Torres e Dr. Ramires da Saúde Pública.
Natal, 7-10-08 -
(Pery Lamartine)
.
Algumas Notas Sobre o Atheneu Norte-Riograndense
1- O Atheneu Norte-Riograndense é o mais antigo colégio em atividade do Brasil, criado em 1833, começou a funcionar em 1834 (o segundo mais antigo é o Colégio Pedro Segundo, no Rio de Janeiro, criado em 1837, que começou a funcionar em 1838);
2- A Rua Junqueira Ayres, hoje Luis da Câmara Cascudo, antes se chamava Rua da Cruz;
3- Origem do Nome "Atheneu": Seu nome, escolhido pelo próprio presidente da província, foi inspirado na versão portuguesa, ATHENAION, do templo de Atenas (Deusa Minerva da sabedoria) onde se lia e ouvia os sábios (poetas e historiadores) discorrer da sapiência. O Presidente da Província Basílio Quaresma Torreão, e seu primeiro Diretor-Geral, pretendia que assim fosse o Atheneu: A "Casa da Sabedoria, fiel a seu destino alto e puro";
4- Seus primeiros passos aconteceram nas dependências do Quartel Militar, que então se achavam desocupadas algumas salas. Na arcada e entrada do Quartel, foi colocado os seguintes dizeres: "De guerreiros assento fui outrora, hoje d'aquilo que Minerva adora".
5- Sedes do Atheneu: 1ª Situada no Quartel Militar - 1834 a 1859; 2ª Situada na Rua Junqueira Ayres - 1859 a 1954; 3ª e Definitiva na Rua Campos Sales - 11/03/54 até os dias atuais.
6- Como Professores destacamos, além dos citados por Pery, figuras ilustres como: Antônio dos Santos Lima, Josino Macedo, Padre Luiz Gonzaga do Monte, Cipriano José Barata de Almeida, Claudionor de Andrade, Severino Bezerra de Melo, José Saturnino de Paiva, Luiz Inácio Maranhão Filho, Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, Augusto Severo de A. Maranhão, Joaquim Inácio Torres, Luiz da Câmara Cascudo, Rômulo Wanderley, Luiz Wanderley, Floriano Cavalcanti, entre outros. (Pesquisa do Autor do Blog, também ex-aluno do Atheneu)

.
Esperamos mais informações sobre o Atheneu Norte-Riograndense, seus Diretores, Professores, histórias, fatos relevantes, ... Vamos resgatar sua história.
.

Um comentário:

narinh@ disse...

sou aluna do Atheneu e achei muito interessante sua história tenho cada vez mais orgulho de estudar lá.