14.12.08

I Caminhada Histórica do Natal


Ontem, sábado, 13 de dezembro, realizou-se a I CAMINHADA HISTÓRICA DO NATAL, partindo da Praça André de Albuquerque na Cidade Alta até o Largo da Rua Chile na Ribeira. Prestigiando a caminhada dela participaram e prestigiaram centenas de pessoas desde bebês nos braços dos pais ou em carrinhos empurrados por alguns deles até idosos com quase 80 anos de idade. A ausência de pessoas públicas foi notada por muitos, talvez cansados da 'extenuante' campanha eleitoral encerada a pouco mais de dois meses.
A caminhada iniciou às 16 horas e o passeio permitiu reviver e conhecer grande parte da trajetória histórica de nossa cidade, mostrando nossa arquitetura e diversidade. Não houve a pretensão de se prender a detalhes minuciosos, nas paradas estratégicas jovens professores faziam uma narração sucinta e objetiva de cada monumento.
Além de saudável foi uma forma diferente de se conhecer e entender melhor o tempo e o espaço que vivemos.
No trajeto, iniciado na Praça André de Albuquerque, tivemos oportunidade de ouvir detalhes da história da própria Praça, da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, do Instituto Histórico e Geográfico, do Memorial Câmara Cascudo, da Praça Padre João Maria, da Casa Colonial da Rua da Conceição, do Museu Café Filho, da Praça 7 de Setembro, do Palácio Potengi (Palácio da Cultura), do Palácio Felipe Camarão, da Igreja Presbiteriana de Natal, da Sede da OAB, do Solar Bela Vista, da Capitania das Artes, da Casa de Câmara Cascudo, do Jornal “A República”, do Colégio Salesiano São José (antiga morada de Juvino Barreto), da Praça Augusto Severo, do Museu da Cultura Popular, do Teatro Alberto Maranhão, do antigo Grande Hotel, dos prédios da Rua Tavares de Lira e Rua Chile e adjacências e do próprio Largo da Rua Chile, onde nos aguardava um show musical. O evento foi realizado com o apoio de mais de vinte órgãos, entidades e empresas.
Espero que essa idéia não caia no esquecimento e que no futuro seja incentivada a participação de escolas de toda nossa rede de ensino, podendo inclusive fazer parte de um trabalho escolar dos estudantes.
O Blog Natal de Ontem parabeniza os promotores e participantes.
Fonte: Roteiro da I Caminhada Histórica do Natal.
.

Nenhum comentário: