2.1.09

Bairros de Natal IV


REGIÃO ADMINISTRATIVA SUL

CANDELÁRIA – Este nome é procedente do Conjunto Habitacional Candelária, sendo conservado quando o conjunto passou à condição de bairro.
CAPIM MACIO – Informa Itamar de Souza que o nome Capim Macio é proveniente da própria vegetação da planície onde se expandiu o casario do bairro.
LAGOA NOVA – A instalação do Campus UFRN e do Centro Administrativo do Estado, no lugar onde existia uma lagoa nova, daí a inspiração do nome.
NEÓPOLIS – O bairro recebeu o nome em razão do conjunto habitacional com este nome construído pelo Inocoop-RN, que antecedeu a oficialização do bairro.
NOVA DESCOBERTA – O bairro se chamava Coréia dos Índios para depois se chamar Nova Descoberta, por ser uma nova descoberta para os favelados da seca de 1953, que ali se alojaram. Outros pesquisadores afirmam ter sido um seresteiro conhecido por Manoel do Óleo, que batizou o bairro com este nome.
PITIMBU – Pitimbu, segundo Câmara Cascudo, significa na língua indígena, água nascente, rio manadouro de camarão. É o nome do rio que corre em seu território, vindo de Parnamirim e formador da Lagoa do Jiqui. Este nome aparece em documentos datados do século XVII. O bairro herdou o nome do rio.
PONTA NEGRA – A primeira referência a este nome é do século XVII, durante a ocupação holandesa. Na cartografia do Rio grande do Norte de 1877, refere-se a casas de oração e escola pública na povoação de Ponta Negra. Possivelmente, devia existir na época, um acidente geográfico que lembrasse esta denominação.
Fonte: Manoel Procópio de Moura Jr (Anuário de Natal).

.

Nenhum comentário: