30.12.08

Bairros de Natal III


Continuamos com a origem e significado dos nomes dos bairros da cidade.


REGIÃO ADMINISTRATIVA OESTE

BOM PASTOR – A origem é bíblica. Usado pelas comunidades cristãs para lembrar a figura de Jesus Cristo,
CIDADE DA ESPERANÇA – A Esperança for o slogan da campanha política do ex-governador Aluízio Alves, que teve a iniciativa de construir o primeiro conjunto habitacional da cidade, denominando-o Cidade da Esperança. Este nome foi conservado quando o conjunto passou à condição de bairro.
CIDADE NOVA – Este nome foi adotado para identificar as várias construções que surgiram ao lado do conjunto habitacional Cidade da Esperança, conservando-o quando passou à condição de bairro.
DIX-SEPT ROSADO – Seu primitivo nome era Carrasco. Com a morte do ex-governador Dix-sept Rosado em 1951, o nome do bairro foi mudado em sua homenagem.
FELIPE CAMARÃO – Anteriormente, esta localidade se chamava Peixe-Boi devido à presença deste peixe nos mangues do rio. O nome Felipe Camarão, dado ao bairro, é uma homenagem ao índio Poti, Antônio Felipe Camarão, que se destacou no combate a invasão holandesa.
GUARAPES – Este nome deve-se possivelmente ao prestígio econômico que teve o comerciante Major Fabrício Gomes Pedrosa, pernambucano de Nazaré, dono das terras daquela região que fundou no século XIX, a “Casa dos Guarapes”, gerando assim o nome do bairro.
NORDESTE – Em 1952 a Rádio Nordeste AM, foi a primeira a adquirir alguns lotes no terreno onde se encontra o bairro para instalar os seus transmissores. Determinando assim o nome do local e posteriormente o nome do bairro.
NOSSA SENHORA DE NAZARÉ – O ex-vereador Geraldo Araújo, um dos fundadores do bairro, querendo prestar homenagem a sua terra natal, Nazaré da Mata (PE), deu o nome de Nossa Senhora de Nazaré a este bairro.
PLANALTO – A área de terra do bairro, em sua maioria, fazia parte dos terrenos próprios e terras de marinha, marginais ao Rio Potengi no município de Natal, e, outra parte do terreno, nos municípios de Macaíba e Parnamirim. Ali foi construído o Conjunto Habitacional Planalto, que deu nome ao bairro quando de sua oficialização.QUINTAS – Quintas ou Quinta, segundo Câmara Cascudo, eram casas de campo com terreno de plantio. O mesmo que granja. Antônio da Gama e sua mulher, dona Maria Borges.
Fonte: Manoel Procópio de Moura Jr (Anuário de Natal).
.

Nenhum comentário: