25.3.09

Palmyra Wanderley



Precursora do jornalismo feminino no RN

Palmyra Wanderley nasceu em Natal aos 6 de agosto de 1894. Trilhou os caminhos da poesia quando ainda criança. De uma família de intelectuais, quiçá essa condição tenha influenciado [ainda mais] na sua escrita... Casou-se com Raimundo França, funcionário do DCT, e não tiveram filhos, morreu pobre e só, no ano de 1978.
Colaborou em jornais e revista da época, do seu Estado e de outros, participando ainda da vida associativa de sua terra-natal. Em reconhecimento ao seu talento, a sua produção literária, ao seu nome, é considerada como a "poetisa oficial" da cidade do Natal.
Foi precursora do jornalismo feminino no RN que resultou, junto com poetisas e escritoras do Estado, no lançamento da revista Via Láctea, em 1914.
Publicou seu primeiro livro, "Esmeralda", em 1918. Em 1929 foi a vez de "Roseira Brava", que lhe valeu menção honrosa no Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
No teatro também deixou sua contribuição com a opereta “Festa das Cores". Ocupou a cadeira nº 20 da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Para seus admiradores, ficou a força da sua poesia traduzida nas palavras do escritor e crítico Tristão de Ataíde: "Palmyra Wanderley - o maior poeta feminino do Nordeste".


Que cheiro bom!

Que cheiro bom!...
Que coisa deliciosa
Cheirei, agora, como por encanto!...
Fosse, talvez, um cálice de uma rosa
Não cheiraria tanto.
De onde é que vem esse perfume assim?
Perfume novo e velho para mim,
Forte, tão forte, que me entonteceu,
Se mistura comigo e não sou eu? ...
Perfume que recorda o cheiro do teu lenço,
Mas não é,
Não é também incenso,
Mas se parece com insensação
Este perfume, a perfumar sem conta...
É que hoje cheirei de manhãzinha
A flor vermelha do teu coração
E fiquei tonta,
Tontinha....

.
(Lembro-me de Palmyra Wanderley e Raimundo França, nos anos 50/60, quando morávamos na Rua Camboim. A casa dêles tinha um pequeno jardim em frente, com uma variedade de flôres e rosas brancas, do qual nunca nunca esquecí.- Manoel Neto)

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse blog é muito otimo me ajudou muito, mas o que quero saber mesmo é onde ele estudou.