16.4.09

Prof. Luiz Soares: Paladino do escotismo.

Banda dos Escoteiros do Alecrim desfilando no dia 7 de Setembro.
Av. Deodoro nos anos 50.

Homem simples e austero, mas perseverante e dinâmico, com uma notável vocação para educador. Era assim o professor Luiz Correia Soares de Araújo, um assuense que se tornou na maior referência do escotismo na terra potiguar.
Ele nasceu em 1888 na cidade de Açu, onde fez o curso primário. Deslocou-se depois para Recife, completando ali os cursos secundário e o pedagógico.
Quando se preparava para prestar exames para a Faculdade de Medicina, foi chamado pelo governo do Estado, para aqui empreender um programa de construção de grupos escolares no interior. No Cumprimento dessa tarefa, fundou vários grupos nas cidades do interior, dentre os quais, o Grupo Escolar Tenente-Coronel José Correia, em Açu.
Conta-se, na sua vida de educador e inovador dos métodos educacionais do Estado, a fundação da Associação dos Escoteiros do Alecrim, em 1919; Escola Profissional do Alecrim, em 1922; Grupo Escolar Frei Miguelinho. Contribuiu para a construção do Instituto Padre Miguelinho, doando o terreno ao governo do Estado. Foi patrono do Grêmio Lítero-Cultural Professor Luiz Soares, do Instituto Padre Miguelinho e do Grupo Escolar Professor Luiz Soares, que funcionava pela manhã nas dependências
do Instituto.
Foi um dos responsáveis pela fundação da Associação de Professores e seu presidente por muitos anos.
Fundou e dirigiu também a Policlícina do Alecrim, hoje Hospital Professor Luiz Soares.
Faleceu no dia 13 de agosto de 1967, vítima de ataque cardíaco, sendo sepultado no cemitério do Alecrim. Muitas pessoas compareceram ao seu sepultamento: amigos, admiradores, autoridades, escoteiros, bandeirantes, voluntárias, estudantes e professores de todos os colégios da cidade. O cortejo saiu do Instituto Padre Miguelinho, sob os acordes da Banda de Música dos Escoteiros do Alecrim. Ele dedicou praticamente 54 anos de sua vida à Escola Padre Miguelinho, onde permaneceu desde a inauguração da escola até a sua morte.
(Diário de Natal) Foto enviada por Marcos Paiva da Rocha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado amigo, foi com imensa alegria que soube e acessei a este blog por orientação do meu Irmão Escoteiro e Irmão Maçom, Marcos Paiva da Rocha.
Atualmente estou como presidente da Associação dos escoteiros do Alecrim, e por ter conhecido o Prof. Luiz Soáres Correia de Araújo e ter acompanhado até o seu sepultamento, gostaria de enriquecer o seu trabalho, acrescentando o que se segue abaixo:
Foi um dos responsáveis pela fundação da Associação de Professores e seu presidente por muitos anos.
Fundou e dirigiu também a Policlícina do Alecrim, hoje Hospital Professor Luiz Soares. Fundou a Liga de Esportes de Natal, hoje Federação Norte-riograndense de Esportes, Fundou as faculdades de Direito, Farmácia e Odontologia. Construiu uma piscina pública ao ar livre no Baldo. Foi Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Natal, Academia Potiguar de Letras e do Conselho Estadual de Educação e Cultura do RN, ajudou na inauguração do estádio Juvenal Lamartine.
Faleceu no dia 13 de agosto de 1967, vítima de ataque cardíaco, sendo su corpo velado em camara ardente no Intituto Pe. Miguelinho por Escoteiros e Bandeirantes, na manhã seguinte seu corpo foi levado em cortejo sob os acordes da Banda de Música dos Escoteiros do Alecrim. para a igreja de São Pedro onde houve missa em ação de corpo presente e em seguida em cortejo com número maior de presentes foi para o cemitério do Alecrim onde aconteceram homenagens por vários amigos e entidades do RN, seguido-se a homenagem prestada pela Banda de Música dos Escoteiros do Alecrim, e em último feito a Cadeia da Fraternidade com todos Escoteiros e Bandeirantes dos Grupos do Rio Grande do Norte Muitas pessoas compareceram ao seu sepultamento: amigos, admiradores, autoridades, voluntárias, estudantes e professores de todos os colégios da cidade. Ele dedicou praticamente 54 anos de sua vida à Escola Padre Miguelinho, onde permaneceu desde a inauguração da escola até a sua morte.
Era filho do Cel. Pedro Soares de Araujo e Ana Senhorinha Soáres de Araújo.

Com Abraços e parabéns. Joaquim Luis Quithé de Vasconcelos. (84) 9992-1706 jlqtv@ig.com.br

Anônimo disse...

O professor Luiz Soares em 1910 foi orador da primeira turma da Escola Normal de Natal. Em 1907 ele reorganizou a Liga de Desportos Terrestres do RN sendo eleito seu Presidente. O trabalho realizado na Liga levou Juvenal Lamaetine, seu parente a construir o Estádio em 1929no Tirol. o trabalho de Luiz Soares foi reconhecido pelos opositores de Lamartine que o indicaram para um gargo federal na Escola de Artífices, hoje IFRN. Mais delicadamente recusou para continuar no ensino do estado mesmo ganhando menos. Foi elito Vereador chegando a Presidência da Câmara Municipal de Natal. Em 1950 viajou a Roma a convite de seu filho Pedro Segundo, para localizar e movimentar o processo de beatificação do Padre João Maria. Os escoteiros tiveram participação intensa na vida natalense, especialmente em situações de calamidade, como em 1918, durante o sueto de gripe espanhola que vitimou um grande número de pessoas. Em 1919 os escoteiros ajudaram a socorrer os flagelados da seca, abrigados pelo gorverno em péssimas condições de higiene em um terreno baldio do Barro Vermelho. Foi por essas e tantas boas ações queLuiz Soares recebeu a comenda do Tapir de Prata, do General baden-Powell, criador do Escotismo- a mais alta honraria que um escoteiro pode receber.
Um grande abaço, parabens e obrigado por nos ajudar a manter a memória deste grande homem viva.
Alexjunior Pereira de Lima Diretor Presidente do 12° Grupo de Escoteiros Professor Luiz Soares.
Contatos:(84)88081735 alexpatrulha@yahoo.combr