17.6.09

Odemar Guilherme Caldas Junior

Foto: Cine Rio Grande - Anos 50

Carta ao amigo Odemar Junior
(Augusto Coelho Leal)

Amigo quando você partiu, não tive coragem de lhe visitar nos últimos dias que passaste conosco. Não sei se fui covarde, não sei... Mas acho que a velhice já estava me tornando um velho chorão. Eu não queria chorar perto de você, porque às vezes que lhe via, você mesmo sentindo dores não reclamava, olhava para mim sempre com um sorriso. Na verdade nem sei se você partiu, porque os justos permanecem entre nós. Isto eu sinto quando vou ao seu apartamento, você continua vivo, perto de Olga e seus quatros filhos, que são figuras maravilhosas. Aqui você cumpriu sua missão, foi bom amigo, bom pai, bom marido e na vida profissional um dos mais competentes.
O nosso conhecimento existia desde criança, das peladas nas ruas Maxaranguape ou Campos Sales. Mas nossa amizade solidificou-se em 1965 no primeiro ano do curso de engenharia. Eu, você e Sadock Albuquerque, um trio inseparável, que quase com freqüência se juntava Jovelino Marques formando um quarteto digno de tomar todas as cervejas de seu Damasceno do bar “A Palhoça”, ali na Av. Deodoro, vizinho ao Cinema Rio Grande. Quando saíamos para tomar umas e outras fazíamos festa, era alegria geral. Os mais comportados como Manoel Neto, Janilson Carvalho, Antonio Gomes, Laércio Medeiros, Xavier Siqueira, Geraldo Melo, Aldemir Villar, Edílson Medeiros, Carlos Letieri, José Batista, Valmir Freire, Adilsom, Fernando Leitão e outros, tiravam um tempinho e iam, nos fazer companhia. Foi na camionete Chevrolet Brasil do Sr. Edgardo Medeiros pai de Edílson que entramos para o Guinness Book. Colocamos dezesseis machos dentro da boléia, virou uma lata de sardinha e fomos beber. Na primeira parada quando se abriu uma das portas foi todo mundo caindo na calçada, mas a alegria continuou lá na “A Palhoça,” tomamos um “porre” com o primeiro “astronauta” brasileiro que aos berros gritava que o homem não chegou a Lua. Tinha a voz de Laércio, cantando e “roendo” Tudo de Mim - As brincadeiras no Centro Cearense, com o velho Toinho Dantas “Careca” alto funcionário da Assembléia Legislativa, com o apoio do General leitão. Mas tudo tem seu fim, fui eu o primeiro a abandonar o grupo, pois logo depois me casei, tive que assumir a responsabilidade. Você foi o primeiro a partir, a nos deixar aqui na terra. Imagino a sua chegada no céu – lá é lugar dos justos - sendo recebido pelos seus pais Odemar Guilherme Caldas e Laura, além do irmão Alfredo, o velho Odemar dizendo para você, como ele costumava dizer – Essa não meu filho! Você veio muito cedo.
É isto amigo, a menor distância entre duas pessoas é o amor, e isto você tinha por todos, amigos e familiares, por isto, você estava sempre perto de todos. Infelizmente o espaço é pequeno para escrever sobre você, da nossa amizade, das nossas famílias. Como não tive coragem de estar perto de você nos seus últimos momentos neste mundo, te mando parte de um poema escrito por Ana Luisa Bailac. “Ah! Como é linda a amizade / Principal fruto da felicidade/ Nasce como uma criança/ Cheia de pureza e firmeza/ E juntos entramos nessa dança / Conseqüência simples da natureza”.
Adeus amigo, até o dia de juízo.
(Odemar Guilherme Caldas Junior, era Engenheiro Civil pela UFRN, turma de 1969)

Nenhum comentário: