17.8.09

Sobre uma Tradição


Quanto à fundação da Cidade
Quanto à fundação de Natal há uma controvérsia que envolve três aspectos: Quem é o fundador, a data da fundação e o nome da cidade.
Em relação à fundação, há três hipóteses: uma tradicional, que atribui a fundação a Jerônimo de Albuquerque; uma baseada no princípio da autoridade que atribui a fundação de Natal a Manoel Mascarenhas Homem; e uma terceira, pois o historiador Luiz Câmara Cascudo considera em seu livro “Rio Grande do Norte”, que o provável fundador da capital do nosso estado tenha sido João Rodrigues Colaço.

Quanto à data da fundação da cidade
Grande parte dos historiadores afirma que a cidade de Natal foi fundada no dia 25 de dezembro de 1599, como é o caso do estudioso Hélio Galvão, que afirma não haver prova documental. Além desta data, a hipótese levantada por Olavo de Medeiros Filho, diz: ‘’A Cidade dos Reis pode ter sido fundada no dia 6 de janeiro de 1600 no dia de Reis...’’(Medeiros Filho, Olavo de – 1991:32).
Quanto ao nome de Natal
O nome cidade do Natal ou simplesmente Natal, antes teve vários locativos, nos seus primeiro anos de existência. Frei Vicente Salvador chama de ‘’Cidade dos Reis, como já foi citado acima. Em outro momento foi chamada de Nova Amsterdã, Rio Grande e Santiago, esse último para homenagear o padroeiro da Espanha. Na realidade, este vocativo não criou raízes porque, apesar de Portugal estar subordinado ao domínio espanhol de então, a nossa colonização era totalmente portuguesa.
No entanto o nome Natal, veio surgir no ano de 1614, no Auto da Repartição das Terras do Rio Grande do Norte, realizado pelo Capitão-Mor de Pernambuco, Alexandre Moura, aos 21 de fevereiro de 1614.

Três séculos de lentidão

Século XVII
Os primeiros anos de vida da cidade de Natal, foram anos difíceis, paupérrimos.
Os holandeses governaram o Rio Grande do Norte entre 12 de dezembro de 1633 até fevereiro de 1654. Ao se retirarem em 1654, deixaram um legado de exploração, de massacre religiosos e destruição.
É importante lembrar que oito anos depois da retirada dos holandeses, Natal elegeu o primeiro senado da câmara em 16 de Abril de 1662, conforme relata Câmara Cascudo na “História da cidade do Natal”

Século XVIII
Somente neste século foi que Natal, começou a adquirir sua fisionomia urbana tradicional. Os dois primeiros bairros foram: Cidade alta e Ribeira – se consolidaram assim as primeiras ruas.
Ao logo do século XVIII se construíram três igrejas, sendo uma na cidade alta e outra na Ribeira.
Câmara Cascudo informa que em 1759, a cidade tinha ‘’quatrocentas braças de comprimento e de largo cinqüenta, com cento e dezoito casas.

Século XIX
A partir de meados do século XIX, a paisagem urbana de Natal começou a crescer, com a construção de vários prédios.
Antônio Bernardo de Passos, para socorrer as vítimas da cólera-morbos, construiu o prédio do Hospital de Caridade, imóvel ocupado pela Casa do Estudante. Construiu, também, o cemitério do Alecrim, inaugurando–o em Abril de 1856.
Três anos depois surgiu na paisagem da cidade, o edifício Atheneu Norte Riograndense.
O bairro da Ribeira ganhou no ano de 1869, o Cais 10 de Junho, chamado depois de Cais Pedro de Barros e somente no século XX, passou a ser chamado Cais Tavares de Lira.
Enfim no ano de 1896, o governador Joaquim Ferreira Chaves proporcionando um status de metrópole à cidade de Natal, iniciou a construção do Teatro Carlos Gomes, chamado atualmente de Teatro Alberto Maranhão.
(Jornal Ribeira Cultural - nº01 - Foto: Bonde na Tavares de Lyra - 1943)

3 comentários:

Lívio Oliveira disse...

Como sempre, o NATAL DE ONTEM nos traz informações preciosas sobre a nossa cidade.
Um abraço e parabéns, Neto!

Fundação Rampa disse...

estou curioso como você tem essa foto, porque ela pertence a um fotógrafo americano que acaba de lançar seu livro. Ele me passou essa foto para estudos da Fundação Rampa e estamos curiosos de saber como ela chegou até vc. obrigado.
Fred Nicolau. Diretor de Pesquisa da Fundação Rampa.

Hélder Lopes disse...

Muito lindo este história.