20.9.09

Escola Industrial de Natal - 100 Anos (*)


Registramos com emoção e muito orgulho o centenário da nossa saudosa EIN – Escola Industrial de Natal (Av. Rio Branco, 743, Centro). Instituição educacional responsável direta pela nossa formação, instrumento maior do nosso encaminhamento na vida, pessoal, moral e profissional, como também, para milhares de jovens estudantes que por ali passaram seguinte o futuro de suas vidas, cada qual traçando com régua e compasso os seus respectivos destinos.
Historicamente, a Escola Industrial passou por transformações nominativas, tais como: Escola de Aprendizes de Artífices, Liceu Industrial, (Escola Industrial de Natal, em nossa época), ETFERN, CEFET e, atualmente, IFRN.
Tais mudanças demonstram claramente os interesses políticos com o cunho meramente eleitoreiro e criando cada vez mais cabides de empregos. Na verdade, a Escola Industrial jamais deveria ter sofrido alteração na sua denominação específica e mais ainda, na sua filosofia de ensino e educação.
Particularmente, registramos nossa gratidão familiar a essa instituição que nos proporcionou a base fundamental da nossa educação, pois, registramos com muita alegria as oportunidades em que nossa saudosa mãe era homenageada por ser genitora do maior número de filhos que estudavam na escola.
Ademais, merece também registro relevante o gesto magnânimo de um homem de visão socialista como o então Presidente da República, Dr. Nilo Peçanha, criador das nossas Escolas Industriais no Brasil, há exatos 100 anos, que hoje comemoramos com altivez, orgulho e profunda gratidão, sobretudo, pelo que representa como resultado positivo do aprendizado adquirido naquela instituição em favor de todos que por ali passaram.
Importante registrar também, a nossa gratidão indistintamente a todos os nossos mestres, funcionários, servidores, auxiliares, enfim, do nosso diretor ao mais humilde servidor da instituição que se dedicaram sempre como se fossemos nós, alunos, seus próprios filhos.
Deixamos de fazer citações nominais, simplesmente para não cometermos omissões, pois, nossa gratidão é tamanha e a tantos, que seria difícil neste momento cita-los sem esquecimento, por isso, manifestamos expressamente nosso agradecimento eterno a essa instituição de ensino e a todos que dela participaram direta ou indiretamente pela relevante importância que tiveram em nossa formação.

(*) - Cleto Barreto - Advogado e ex-aluno da Escola Industrial de Natal como inúmeros natalenses.
P.S. - Com muito orgulho, embora não seja ex-aluno da E.I.N., a mesma me concedeu o título de Amigo da Escola. (Manoel Neto)

3 comentários:

Unknown disse...

A cidade do Natal, esta resgatando,
tudo que ela tem de bom e de valor
Oxalá, que venham mais resgates
Sou natatelense de coração, amo demais essa Cidade

Parabéns a todos que direta e indiretamente contribuiram para esse acontecimento

nina bezerra
http:www.fotolog.com/potyguara

Anônimo disse...

Este importante prédio, recentemente restaurado,Graças a Deus,também serviu de aquartelamento para a Polícia Militar do Rn, isto lá por volta de 1910.

Edilson Bezerra Antunes disse...

Meu nome Edilson Bezerra Antunes, natural de Areia Branca-Rn.,Fico feliz ao ver a foto da antiga "Escola Industrial de Natal",Onde estudei no ano de 1965. Grandes recordações. Parabéns a todos que lutaram para para essa restauração.

Meu abraço saudoso e cordial a todos alunos, professores dessa escola.