11.11.09

Dos bondes ao Hipie Drive-in


"Dos Bondes ao Hippie Drive-in", fragmentos cotidianos da cidade do Natal, de Carlos e Fred Sizenando Rossiter Pinheiro, lançado no dia 12 de novembro de 2009, às 19 horas, no Clube de Engenharia na Av. Rodrigues Alves, nº 1004, Tirol, ao lado da Cidade da Criança. Só para despertar a curiosidade, parte da introdução do livro:

"Dentre tantas fotografias interessantes, tivemos o delicioso trabalho de selecionar as imagens mais representativas, que contribuíssem para transformar a leitura num agradável mergulho no túnel do tempo, que nos transporta de forma lúdica a uma Natal que evolui entre 26 mil e 300 mil habitantes, que dava seus primeiros passos para a modernidade. Voltamos também aos anos 60, tempo das tanajuras espetadas pelo rabo, dos “lacerdinhas” nos pés de fícus que nos atazanavam os olhos, das séries do Cinema Rex, de Elvis Presley no Rio Grande. Tempo dos “aluizistas”, dos “dinartistas”, do Programa “De pé no chão também se aprende a ler” e dos nossos maiores temores infantis: a viúva Machado e Maria “Mulamanca”.


Em relação aos inesquecíveis anos 1960`s e 1970`s, destaque especial foi dado ao surgimento e evolução do Rock em Natal, com detalhamento das primeiras Bandas surgidas sob inspiração da Beatlemania e da Jovem-Guarda, dos Festivais Musicais do Palácio dos Esportes, da contra-cultura, dos Poemas-processos.


Aqueles nossos amigos e amigas que conheceram Jerônimo o Herói do Sertão, o Cinema Poti, as tartarugas da Praça Pedro Velho, o Sebo de Cazuza, os bailes no ABC , as “Anastomoses” no América, o “Seu Talão vale um Milhão”, a loja de discos de Helisom, o Juvenal Lamartine, a Rita Loura*, o Hippie Drive In, certamente não deixarão de se emocionar. E irão relembrar não apenas os fatos aqui narrados, como também inúmeros outros momentos que de tão significantes em suas vidas, facilmente se acenderão em suas mentes como um simples duplo clique para acessar algum arquivo de computador".


* Dona Rita Barroso de Carvalho, uma doce senhora - nota do blog -

Foto: Avenida Rio Branco em 1931.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma retrospectiva muito bem elaborada, fazendo-nos lembrar tanto a cidade em sua melhor fase quanto as pessoas que por ela passaram e deram suas contribuições! Parabéns!

Sandro Ribeiro Dantas Costa