24.12.08

Bairros de Natal I


Cada bairro de uma cidade é parte integrante do todo administrativo, como também, é uma parcela indivisível na visão dos seus habitantes, haja vista as grandes contendas acontecidas entre os habitantes dos bairros da Cidade Alta e Ribeira, ou seja, entra Xarias e Canguleiros respectivamente, no início do século passado.
Natal conta com 36 bairros cujos espaços são reconhecidos pela municipalidade que lhe confere denominações oficiais. Entretanto, as origens dos seus nomes e de algumas áreas que já foram consideradas bairros, são desconhecidas por uma parcela da população e, com raríssimas exceções, pelos próprios residentes do bairro.


ZONA NORTE:

IGAPÓ – Antigamente o local se chamava Aldeia Velha. Igapó no idioma tupi significa água que invade, a enchente, o alagável. Como aquela região apresenta estas características e tendo sido uma antiga taba, originou o nome indígena do bairro.
LAGOA AZUL – O bairro surgiu em uma área próxima a várias lagoas, inclusive uma que se chama Lagoa Azul, estando aí a origem do topônimo do bairro.
NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO – O nome do bairro é uma reverencia a padroeira da cidade do Natal que é festejada em data de 21 de novembro.
PAJUÇARA – O nome proveniente de Ipajuçara, que no idioma indígena significa Lagoa da Palmeira Juçara (em tupi juçara significa espinhosa). Em 1987, foram construídos os Conjuntos Pajuçara I e Pajuçara II, iniciando assim a primeira ocupação do bairro que foi oficializado dom o nome dos Conjuntos.
POTENGI – O nome do bairro é referência ao Rio Potengi que banha a cidade do Natal. Antigamente conhecido como Rio Grande.
REDINHA – O pesquisador Olavo Medeiros Filho, diz que uma doação feita a Joana de Freitas da Fonseca, viúva do Capitão Manuel Correia Pestana, com os seguinte dizeres: ”Receberam, por título de compra, da viúva Dona Grácia do Rego o sítio chamado de Redinha, da outra banda do rio desta Cidade”. O nome deve ter neste sítio sua origem.
SALINAS – O engenheiro Roberto Freire pretendia instalar, nas terras em que se encontra o bairro uma salina e com essa finalidade adquiriu as terras que pertenciam à família Toselli. Com o passar do tempo, verificou-se que fatores de ordem natural, como o alto índice de pluviosidade, dificultavam o êxito do empreendimento não justificava investir na atividade naquele local, no entanto o empreendimento determinou o nome do bairro.
Fonte: Manoel Procópio de Moura Jr (Anuário de Natal) - Continuaremos com as demais regiões administrativas.
.

Nenhum comentário: