27.12.08

Bairros de Natal II



REGIÃO ADMINISTRATIVA LESTE

.
Continuamos com a origem e significado dos nomes dos bairros da cidade.
.

ALECRIM – Conta-se que ali morava uma velha que costumava enfeitar com ramos de alecrim os caixões dos anjinhos enterrados no cemitério da cidade do Natal. Outros afirmam ser pela abundância do Alecrim-de-Campo, naquela região.
AREIA PRETA – Segundo Câmara Cascudo, seu nome provém da cor das falésias ou barreira ali existentes.
BARRO VERMELHO – Este topônimo se perde no tempo, pois na era citado em documentos históricos datados de 1787. Em fins do século XVIII, consta este nome em doações de terras do Senado da Câmara, como era chamado o Governo da ciade. O escritor Itamar de Souza acredita quem provem da cor do terreno ali existentes.
CIDADE ALTA - O sítio da futura Cidade do Natal foi escolhido por ser num chão elevado e firme à direita do Rio Potengi. Com o crescimento da cidade o primeiro bairro, por estar localizado em um chão elevado, ou seja alto, adotou o nome de Cidade Alta.
LAGOA SECA – No início do século passado, no terreno de Lagoa Seca, havia plantas silvestres, vacarias e sítios e era um dos arrabaldes mais visitados pelo natalense. A partir de 1920, foi se formando uma aglomeração em torno da Lagoa Seca que ficava em uma das esquinas formadas pelas atuais avenidas Prudente de Moraes e Alexandrino de Alencar. Seu sangradouro encontrava-se no Riacho do Baldo, que PR sua vez, provinha da Lagoa Manuel Felipe. Este aglomerado Lagoa Seca transformou-se no bairro, cujo nome foi conservado.
MÃE LUIZA – Em um morro, próximo à Praia do Pinto, existia uma parteira que ao se deslocar para prestar, a noite, os seus meritórios serviços de ajudar as parturientes que estavam prestes a “dá a luz”, alumiava os seus caminhos com um lampião. Esta senhora era conhecida por “Mãe Luiza”. Em homenagem a esta parteira, o Morro do Pinto, passou a ser conhecido como morro de “Mãe Luiza” e posteriormente, quando aquela área foi transformada em bairro, conservou-se o mesmo nome.
PETRÓPOLIS – Este topônimo está ligado à cidade homônima fluminense. Antigamente a parte mais alta do bairro era denominada Belo Monte.
PRAIA DO MEIO – Um tipógrafo chamado Manuel Joaquim de Oliveira construiu uma casa em frente ao mar. A casa ficava entre as praias de banho, Ponta do Morcego como era popularmente chamada e a Praia de Areia Preta. O local da casa ficou sendo chamado de Praia do Meio. A praia do meio avançou e ocupou a Ponta do Morcego, ficando como Praia do Meio, dando assim nome ao bairro.
RIBEIRA – A Ribeira foi o segundo bairro de Natal. A cidade começava a crescer na parte baixa da beira rio. Ribeira, segundo o Dicionário Aurélio é “o terreno banhado por um rio”. Câmara Cascudo esclarece que o bairro antigamente era uma campina alagada pelas marés do Rio Potengi, daí o nome Ribeira.
ROCAS – O nome Rocas provém do Atol das Rocas, referência para os pescadores, que ali realizavam suas atividades.
SANTOS REIS – A sua denominação é uma homenagem aos Santos Padroeiros: Gaspar, Belchior e Baltazar, cujas imagens doadas pelo El Rei Dom José I, para a capela da Fortaleza dos Reis Magos.
TIROL – O nome Tirol, afirmava Pedro Velho, foi apenas uma lembrança da Áustria , com era costume na época.

Fonte: Manoel Procópio de Moura Jr (Anuário de Natal)
,

Nenhum comentário: