31.8.09

Primeiro aniversário do blog Natal de Ontem


Tudo começou em agosto de 2008 como uma brincadeira, mas na Internet as brincadeiras podem se avolumar e atingir grandes proporções.
Em um e-mail com frases sobre Natal de antigamente, Lélia Silveira as enviou para Antônio José Ferreira de Melo e ele para Marcos Pedroza que por sua vez repassou para mim e para outros amigos. Todos foram gradativamente acrescentando novas frases. A roda começou a girar e por sugestão de José Euber na nossa Confraria do Letra & Música criei o Natal de Ontem, que teve sua primeira postagem em 31 de Agosto de 2008 já com dezenas de frases sobre locais, pessoas e fatos de nossa Natal.
Nunca imaginei que houvesse tanta coisa para se publicar e que fossemos tão ricos em fatos que ainda se encontram perdidos, mas que com paciência e dedicação podem ser resgatados e disponibilizados para todos de forma simples e objetiva.
Os baús, armários, álbuns e gavetas das casas estão cheios de fotos, histórias e estórias que precisam ser resgatados. Como precisam ser resgatados os nomes antigos das ruas de Natal. Nas placas dessas ruas, logo abaixo do nome atual, normalmente Fulano de Tal, mesmo em tamanho menor constar o nome original, como está na postagem de ontem: Rua da Palha, Rua da Cruz e outras como Camboim, Oeste, América, Integração, Avenidas 01, 02, ....... 15, 16,etc., todas Fulano de Tal.
Espero que tenha condições de continuar desenvolvendo publicando sistematicamente por isso peço aos leitores que enviem colaborações para que tenhamos no futuro um pouco ou muito de nossa história registrada de forma simples, como é simples o natalense.
Reitero o que descrevo na coluna ao lado: o blog existe para não apagar de nossa memória pessoas, fatos e locais que não existem mais em nossa cidade.
Foram 143 publicações com o contador registrando mais de 28.000 visitas, o Natal de Ontem, uma coletânea feita por este escrevinhador natalense, sempre contou com dezenas de colaboradores, aos quais agradeço de coração.

4 comentários:

Lívio Oliveira disse...

Parabéns, meu amigo Neto, pela realização. Fazer um blog é um verdadeiro exercício de criatividade e desejo de compartilhar conhecimentos e preferências. Isso você tem feito, generosamente.
O Natal de Ontem é um sucesso!

Abraço forte!

Rougebatom disse...

Parabéns Neto!
O teu blog é fantástico com porte inclusive para site.Bom conteúdo, boa escrita, material seletivo.
Um grande beijo da sua fã Nº1.

Moacy Cirne disse...

Parabéns pelo primeiro aniversário do blogue, meu caro. Que outros aniversários sejam comemorados, nos próximos anos.

Um abraço.

Unknown disse...

Manoel, importante não é dar o primeiro passo. Importante é manter-se em pé. É isso que você, com muita competência, está fazendo com o "Natal de Ontem". Orgulho-me de ter minhas origens em Natal.

Parabéns! Abs da prima, Iracema Dantas